Oi gente, quero passar para vocês uma receita de naked cake que achei na internet e já fiz três vezes de tão boa que achei. É receita de naked cake, mas é uma massa tão fácil de fazer e tão gostosa, que já fiz em casa só para comer no café da tarde! A primeira vez que fiz foi para um naked cake mesmo, no batizado do meu filho Gabriel. Depois fiz para lanchar em casa e por último fiz para rechear potinhos para dar de lembrança no aniversário das crianças. Ficou lindo e delicioso.

O naked cake com recheio de doce de leite e frutas verdes

Ingredientes:
Massa:
5 ovos médios
175 g de farinha de trigo
150 g de açúcar
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
1 pitada de sal
Recheio:
2 latas de leite condensado cozidas
Modo de preparo:
Massa:

Separe as claras e bata em ponto de neve, acrescente o açúcar aos poucos, a essência de baunilha e a pitada de sal, sem parar de bater. Bata até ficar firme.

Acrescente as gemas, uma a uma, batendo bem cada uma delas, antes de acrescentar a seguinte. Desligue a batedeira e acrescente a farinha peneirada, mexendo delicadamente, até a massa ficar homogênea. Unte uma forma redonda de 20 cm de diâmetro, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido por uns 20 minutos, mas fique de olho, a massa assa rapidamente, quando estiver dourado por cima e sequinha ao toque do garfo, está bom.

Depois de esfriar, desenforme e corte ao meio para rechear com o doce de leite. Se você conseguir, corte em três camadas, se não, em duas. Essa massa é muito fácil de cortar, gente, não esfarela, não quebra, uma beleza! Eu fiz um bolo de dois andares, então eu fiz duas receitas e assei em uma forma maior e outra menor. Cortei cada massa ao meio apenas.

Montagem:

Coloque o primeiro disco em cima do prato. Recheie com doce de leite e coloque o segundo disco. O doce de leite pode ser misturado ao creme de leite, para ficar menos doce, mas eu prefiro puro mesmo.Para montar o segundo andar, faça a sustentação com palitos de churrasco enrolados de três em três em papel alumínio. Mas antes finque o palito no bolo do primeiro andar para medir a altura direitinho e corte o palito com tesoura, na parte que sobrar para fora. Faça três joguinhos de três palitos e espete no bolo em forma de triangulo, para sustentar o andar de cima do bolo.

Eu fiz o bolo para o batizado com recheio de doce de leite e frutas verdes (maçã verde, kiwi e uvas verdes), mas pode variar bastante, pode ser com frutas vermelhas, ou apenas morangos, misturar coco, ameixa, o que quiser.

Para decorar, mais frutas e ou flores naturais. Polvilhe açúcar de confeiteiro e está pronto!


 

Lembrancinha – Bolo de pote

naked cake

Para o bolo de pote eu assei a massa em um tabuleiro retangular e cortei, depois de frio, círculos com a boca de um copo. Mesmo que o círculo fique maior que o diâmetro do pote, não tem problema, a massa é bem maleável e dificilmente quebra, dá para ajeitar com a mão.  Recheie com doce de leite, ou brigadeiro, coloque outro círculo de bolo, mais doce de leite e salpique coco ralado. Fica legal, pois os convidados adoram levar bolo, né, e assim eles podem levar sem fazer sujeira e comer ainda no caminho. Para isso, o potinho acompanha um garfinho.

Assinatura-Moema-1